A literatura quase sempre privilegia o romance quando quer retratar a realidade, analisando ou denunciando-a.
O
Brasil e o mundo viveram profundas crises nas décadas de 1930 e 40,
nesse momento o romance brasileiro se destaca, pois se coloca a serviço
da análise crítica da realidade.
O quadro social, econômico e
político que se verificava no Brasil e no mundo no início da década de
1930 – a bomba atômica sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, o
nazifascismo, a crise da Bolsa de Nova Iorque, a crise cafeeira, o
combate ao socialismo – exigia dos artistas uma nova postura diante da
realidade, nova posição ideológica.
Características
-
Repensar a historia nacional com humor e ironia - " Em outubro de 1930 /
Nós fizemos — que animação! — / Um pic-nic com carabinas." (Festa
Familiar - Murilo Mendes)
- Verso livre e poesia sintética - " Stop. / A vida parou / ou foi o automóvel?" (Cota Zero, Carlos Drummond de Andrade)
- Nova postura temática - questionar mais a realidade e a si mesmo enquanto indivíduo
- Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
- Literatura mais construtiva e mais politizada.
- Surge uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo (Cecília, Murilo Mendes, Jorge de Lima e Vinícius)
- Aprofundamento das relações do eu com o mundo
-
Consciência da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mãos / e o
sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)
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