segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Arte engajada

O que é:
 Literatura engajada é aquela que tem compromisso ideológico (ou político). Nestes casos, o autor não está preocupado somente com a literatura como arte (técnicas, estilos, símbolos, intertextos,).
Na realidade, está preocupado em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra. No Brasil, a literatura engajada esteve relacionada com a luta contra a ditadura. Um exemplo de livro é "A Festa" (autor: Ivan Angelo)”

Polêmicas:

žAutores abraçavam causas polêmicas, equivocadas e infames;
ž
žApoio a política;
ž
žApoiava regimes da época;
ž
žTodos publicavam ataques à governos;

A Arte:

A música popular brasileira chegou ao engajamento a partir da bossa nova, com musicas de protesto, como vimos em sala de aula na apresentação sobre tropicalismo:
Canções de protesto

Embora a canção de protesto seja um gênero que ganhou fama a partir da instalação do regime de exceção no País, ela esteve presente no imaginário dos compositores nacionais desde o início do 20. Com os irônicos compositores dos morros cariocas, a música popular brasileira consolidava a crítica mordaz de costumes, não raro com farpas à política. Noel Rosa é apontado como símbolo máximo dessa época. Alguns estudiosos chegam a afirmar que essa criação é anterior a ele.

Com o regime militar, a atuação dos movimentos universitários e uma massa urbana crescente, a população passa a contar com a canção de protesto como gênero a partir do final dos anos 50, com alguns componentes da Bossa Nova. O pico desse processo chega com o endurecimento do regime, no final dos anos 60 em adiante. Algumas canções que tornaram-se célebres nos festivais de música popular brasileira dos anos 60/70 foram Zelão, de Sérgio Ricardo; Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo; Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores ? Caminhando, de Geraldo Vandré; Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros; Apesar de Você, de Chico Buarque, e A Banda, de Chico Buarque.

Em que pese algumas músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil terem ficado conhecidas como ?canções de protesto? nessa época, historiadores e musicólogos (em certo sentido os próprios tropicalistas admitem) afirmam que elas não foram feitas com o propósito exclusivo de ataque ao regime político. Panis et Circense, Alegria Alegria e É Proibido Proibir foram músicas de afronta estética à visão nacional-popular vigente naquele momento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário